histórias em quadrinhos, cinema, games, reviews, mangás, mangá, hq, revista, webcomics

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


capa guerra civil marvel civil war 7Atenção, esse review contém spoilers. Não o leia caso ainda não tenha lido a última edição de Guerra Civil.

E chega ao fim uma das maiores sagas das HQ´s, a Guerra Civil Marvel. Foram meses de lutas e discussões pró e anti registro, se o registro era a evolução natural dos super heróis, se era apenas uma lei ruim, se os heróis deveriam apoiar o governo mesma estando contrário a suas idéias, discutiu-se patriotismo, ideais, idéias, passado, presente e futuro.

Mas agora tudo isso chegou ao fim. Pelo menos as batalhas sim, porque a guerra civil ainda vai repercutir muito tempo no universo marvel.

Muitas mudanças ocorreram: Homem Aranha teve sua identidade revelada, Capitão América preso, fim (ao menos aparente, é claro que eles vão voltar!) do Quarteto Fantástico como o conhecemos, fim de outra formação dos Vingadores, morte de Bill Foster (Golias), heróis trabalhando registrados e remunerados como agente federais, recrutamento de vilões para comporem a iniciativa dos 50 estados, criação de novos heróis para A iniciativa, recrutamento de antigos heróis para liderar estes novos supergrupos monitorados pelo governo, antigas amizades que se foram com a guerra, entre outras coisas que eu provavelmente esqueci.

guerra civil marvel

Fazendo um balanço geral, acho que a Marvel sempre tendeu a mostrar o grupo do Capitão, os rebeldes anti-registro, como os mocinhos. Eles queriam que as coisas continuassem como estavam, porque a comunidade super heróica não tinha culpa pelo que aconteceu em Stamford com seu Big Brother de Heróis. Tive certeza disso após o Clone-robô de Thor assassinar Bill Foster e Peter Parker, Sue e Bem Grimm abandonarem o grupo pró-registro. Mais certeza ainda ao ver que o governo, com a ajuda de Tony Stark , Reed Richards e Henry Pym estavam criando novos heróis e recrutando vilões (assaltantes, estrupadores e assassinos nas palavras do Justiceiro...) para forma os grupos para A Iniciativa...

thor guerra civil marvel

Tudo isso me levou a pensar que no final das contas, quando a guerra viesse de fato a acabar, o grupo anti-registro venceria e de algum modo tudo voltaria a ser como era antes. Não é que me enganei?

Com surpresa vejo que no fim das contas quem ganhou foi o grupo pró-registro. Agora os heróis terão sim que se registrar e trabalhar para o governo. Quem não aceitar ou pendura as botas ou será cassado pela SHIELD. É uma mudança significativa no universo de super heróis, vigilantes mascarados que arriscam suas vidas para fazerem o que seu senso de moral diz ser o certo e não dão satisfações as autoridades.

guerra civil marvel 7

Não sei como será daqui pra frente. Será no mínimo interessante acompanhar como a Marvel irá lidar com isso. O herói com o maior senso de justiça, de certo e errado, o "espírito da américa" está preso. Steve Rogers, o Capitão América era admirado por 9 a cada 10 heróis do universo marvel. Sobrevivente da segunda guerra, ele era um símbolo e um guia moral para os demais. Sem ele provavelmente a facção anti-registr não teria existido. Mas na batalha final, Rogers vê que pela primeira vez está lutando uma luta sem sentido, uma guerra que não importa quem vencer, o povo está perdendo. Os "heróis", submersos em seus próprios assuntos, não percebem o caos e a destruição que levavam as pessoas "normais". Quando o Capitão América, finalmente percebe isso, depois de ser atacados por cidadãos que ele sempre protegeu, notou que alguma coisa estava errada. Parou de lutar, e em prantos se rendeu. A batalha e a guerra acabaram imediatamente. É o fim da Guerra Civil . Vitória Pró-registro.

capitão américa morto guerra civil marvel

Foi mesmo uma Vitória? Só o tempo dirá.

***
Guerra Civil 07

Roteiros de Mark Millar
Desenhos de Steven Mcniven
Arte Final de Dexter Vines
Cores de Morry Hollowel

Notas:
Guerra Civil 07: 9,0

A saga Guerra Civil: 10
___________________
Guerra Civil 06
Guerra Civil 05
Guerra Civil 04
Guerra Civil 03
Guerra Civil 02
Guerra Civil 01

Nenhum comentário:

MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

Bottom Ad [Post Page]