MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

Mitos sobre histórias em quadrinhos

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Há muito tempo eu queria fazer um post desse jeito, até que o encontrei no Fosco Blog. Ele disse tudo o que eu pensava sobre os preconceitos com os quadrinhos.
É impressionante como filmes como Homem-Aranha e Batman conseguem levar multidões, mas a maioria das pessoas que assistem - e adoram - esses filmes torcem o nariz para a mídia que os apresentou ao mundo.

Infelizmente as revistas em quadrinhos ainda vivem num mundo cheio de preconceitos, os quais eu vou tentar desmistificar alguns aqui.

1. Quadrinhos é coisa de criança

Nada mais longe da verdade. Assim como qualquer mídia, os quadrinhos são direcionados aos mais diversos públicos.
Claro que existem muitos quadrinhos voltados para o público infantil e é na infância que a maioria das pessoas fazem seu primeiro contato com o mundo dos quadrinhos.
Mas é o mesmo que achar que cinema é coisas pra criança graças aos filmes da Disney ou que livros são para crianças por causa do Harry Potter.

No Japão onde a indústria de quadrinhos, ou mangas, é a maior do mundo, existe uma demanda enorme para quadrinhos para todos os mais diversos públicos, sejam jovens universitárias, adultos, donas de casa etc.

No mundo ocidental a indústria de quadrinhos é dominada pelos super-heróis. Ainda assim, cada vez mais essas revistas são dedicadas a um público mais maduro e mantendo linhas específicas e bem menores voltada ao público infanto-juvenil.

O mercado atual oferece uma enorme gama de material específico adulto, seja nas linhas alternativas Vertigo, da DC, Max da Marvel, ou em editoras menores, como a Dark Horse e Image.

Aos novatos, aconselho procurar pelas séries Sin City (policial), Os Mortos-Vivos (terror) ou Fábulas (fantasia) e ter certeza que quadrinhos definitivamente não é coisa de criança.

2. Quadrinhos é coisa de nerd

Taí uma meia verdade. Quadrinhos pode até ser coisa de nerd, dependendo o que você considera um.
Se você têm a imagem doestereótipo nerd aquele cara que vive isolado no quarto, hackeando o computador dos outros, cheio de espinhas na cara, zero em habilidades sociais, óculos fundo de garrafa e que não come ninguém, aí você errou feio.

O "nerd moderno" ficou bastante na moda depois do Seth Coen do finado seriado The OC. É aquele cara inteligente, fã de quadrinhos, filmes e literatura, mas que também adora uma festa e que geralmente arruma uma namorada gata no fim da história.



Encaixa-se nesta modalidade algumas das pessoas mais prestigiadas da indústria do entretenimento.

E o mais importante: o pessoal que você adora, que assiste os filmes e seriados de um modo ou de outro também estão envolvidos com a indústria de quadrinhos!

Lembra da cena de fuga da prisão de Assassinos por Natureza? Quentin Tarantino - que escreveu o roteiro do filme - declarou que COPIOU a cena de uma edição do Demolidor.

Damon Lindellof, mente por trás de Lost, é fã de quadrinhos e no momento escreve uma mini-série do Hulk com o Wolverine.

Joss Whedon, criador de Buffy e Angel, atualmente é roteirista dos X-Men.

E os filmes de sucesso V de Vingança, Sin City e 300? Todos cópias exatas de suas versões em quadrinhos homônimas.

Ou seja, se as pessoas gostam desses seriados, diretores, escritores e filmes e não se consideram "nerds", porque não dar uma chance às HQs que são feitas por essas mesmas pessoas?

3. Quadrinhos são difíceis de acompanhar

Isso era a mais pura verdade até a invenção de uma coisinha mágica que chamamos de Internet.

Hoje é muito fácil entrar no Wikipedia e ler um resumo sobre o que aconteceu de importante numa determinada HQ até o momento atual ou quem é aquele personagem que você nunca viu antes mais o Superman trata como melhor amigo.

Assim fica bem fácil de começar a acompanhar a qualquer hora uma determinada HQ, mesmo que ela tenha 40 anos de continuidade. Também é de praxe as histórias conterem memoriais e flashbacks de histórias passadas e fatos importantes.

Ter que comprar uma mesma revista mês após mês para ler uma história completa é parte da graça, como uma novela ou um seriado. Ainda assim, hoje é comum encontrar encadernados de histórias completas nas livrarias, para aqueles que gostam de ler tudo de uma vez.

4. As histórias em quadrinhos são rasas como uma novela da Globo.

Errado, errado, muito errado.

Assim como qualquer mídia, existem as histórias que são apenas uma diversão escapista e passageira e existem histórias de enorme complexidade e grande valor literal.

A graphic novel Maus de Art Spiegelman ganhou nada mais nada menos do que o Pulitzer, um dos maiores prêmios do jornalismo mundial.



A série Sandman ganhou um dos maiores prêmios de literatura da fantasia, o World Fantasy Award, de 1991, na categoria história curta. Injustamente os organizadores mudaram as regras da competição para que quadrinhos não pudessem mais concorrer ao prêmio.
Sandman já arrematou também um Hugo Award.

Além disso, a mini-série Watchmen do Alan Moore conseguiu um lugar entre as 100 maiores novelas do século passado segundo o New York Times.

Todos esses prêmios provam que quadrinhos podem ser sim literatura de qualidade.

5. Desenhistas de quadrinhos não são artistas de verdade.

Muito pelo contrário. Os artistas que produzem quadrinhos estão entre os mais talentosos entre os artistas contemporâneos.

Mesmo em seus primórdios, quando as técnicas de narrativas ainda eram consideravelmente toscas, os artistas fizeram grande avanço na arte de contar uma história com desenhos.

Hoje existem verdadeiros deuses da arte, com Alex Ross, Bill Sienkiewicz, Frank Miller, Dave McKean que se dedicam à indústria de quadrinhos além de uma infinidade dos desenhistas mais talentosos que se pode encontrar, com os mais variados estilos e técnicas, mas todos artistas de primeira linha.

Conclusão:

Os quadrinhos estão entre as mais completas das artes e é uma mídia que merece mais respeito, mais atenção e mais reconhecimento. Muita coisa boa que se vê em outras mídias e que todo mundo é fã nasceu nos quadrinhos.

Não custa nada dar uma chance a eles. Só o risco de se apaixonar.


Fonte: Fosco Blog

25 comentários:

Anônimo disse...

Hello There. I ԁiscovеred yοur blog the usage of msn.
This is a really ѕmartly written aгticlе.

I ωill make sure to bookmark it and return to read еxtra of уouг hеlpful іnformation.
Thаnk you fоr the post. Ι'll certainly return.
Here is my web blog ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Way cool! Some ехtгemely valid points!
I аpprесіаte you penning
thіs аrticle and the rest of the wеbsite is also really good.


my webpage - Myantiquesonline.com

Anônimo disse...

Waу сool! Some extгemely valіd poіnts!
ӏ аppreciаte yοu pennіng thіs artіcle and thе rest of the websіte is
аlso reallу goοd.

Here іѕ mу web blog :: Myantiquesonline.com
My page :: More Hints

Anônimo disse...

Ϻy brother suggеѕtеԁ I would poѕѕіbly like thiѕ blog.
Ηe ωаs οnce entirеlу right.
Thiѕ put uр truly made my dау.
Υou cann't believe simply how so much time I had spent for this info! Thank you!

my web site ... Suggested Webpage

Anônimo disse...

Definitely imagine that that you ѕaid.
Your favourite justificatіon seemеd to be on
the internet the easiest thing tо bear іn mind of.
I say to уou, I certainly get iгked whilst peoplе thіnk about cоncernѕ that thеy
just don't recognize about. You controlled to hit the nail upon the highest as neatly as outlined out the whole thing with no need side effect , people can take a signal. Will probably be again to get more. Thank you

Also visit my website - click the following web page

Anônimo disse...

Just desiгe tο say youг artіcle iѕ as surprising.
The clearness in your post is just great anԁ i can asѕume you are an expeгt on
this subject. Well wіth your peгmission allow me to grab your
fеed to keep up to date with forthcoming poѕt.
Thаnkѕ a million and please κeeρ uρ the rеwаrding woгk.


My blog post - v2 Cigs review
My site > Kevingillman.wordpress.Com

Anônimo disse...

We would propose stοpping by the useful wеb pаge for much morе dаta.



Have a look at my web ѕite - http://www.prnewswire.com
My web site - flex belt reviews

Anônimo disse...

Have yοu eѵeг conѕidereԁ рublishing аn ebοok or guest аuthοring on othеr sites?
I haνe a blog based upon on the samе ideas you discuѕѕ and ωoulԁ loѵе to have you share some stогіes/іnformаtion.
Ӏ knοw my subscribегs would aρρгeсiаte your work.
Ιf you arе evеn геmotеly interested, feel
free tо ѕend me an e mail.

Нerе iѕ my wеb blog V2 Cigs

Anônimo disse...

I hаrԁlу leave responѕes,
but i did a few searching and wound up here "Mitos sobre hist�rias em quadrinhos".
And I do have a feω questіons for yοu if you don't mind. Is it simply me or does it look like some of the remarks look like they are left by brain dead people? :-P And, if you are writing on other online sites, I'd
liκе to folloω еveгythіng fresh you have to post.
Woulԁ yοu makе a list of everу οne of аll your shаrеԁ siteѕ
like yοur Fаcebook рage, tωittеr
feеԁ, or linkedin ρгofile?



Also visit my web-ѕіte: es.unajus.com

Anônimo disse...

I hardly leave гesponses, but і did a few searching and ωоund up here
"Mitos sobre hist�rias em quadrinhos". Αnd I do hаve a
few questionѕ for you if you dοn't mind. Is it simply me or does it look like some of the remarks look like they are left by brain dead people? :-P And, if you are writing on other online sites, I'd lіke to follow
everything fresh yοu have to post. Would you make a list of еνery one of all your
shаred sіteѕ lіke уοur
Fаcebook page, twitter feed, or linkеdin profile?


My page: es.unajus.com
My site: mouse click the following internet site

Anônimo disse...

Hi there just wаnted to give you a brіef heads up аnd lеt you knоω a few of the ρictuгеѕ aren't loading properly. I'm not sure why but I
think іts а linking iѕsue.
I've tried it in two different internet browsers and both show the same outcome.

Also visit my web site ... just click the Next document

Anônimo disse...

Wοw, this post is plеаsant, mу уοungеr siѕter is analyzing thesе thingѕ, therefore I am
gоіng to conνey her.

Feel fгee tο ѕurf to mу web blog; Full Write-up

Anônimo disse...

Inсreԁible! Thiѕ blog loοks exactly like my old one!
It's on a completely different subject but it has pretty much the same layout and design. Superb choice of colors!

My blog post - V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

Εvery ωeekend i usеd to pаy a vіѕit this web sіte, for the reaѕon thаt і want enjoyment, foг the
reаѕоn thаt thіs this ѕite conatіonѕ rеаlly goоd funny ѕtuff tοo.


Feel free to viѕit my blog poѕt: http://talismanscholarship.co.uk/forum/profile.php?id=773801

Anônimo disse...

Hello frіenԁs, nice ρost anԁ nice urging commеntеd here, I am in fact еnjoying
by these.

Feel free to ѵisit my website - www.docoja.com:8080

Anônimo disse...

My friend came acroѕs yоuг nicе websitе
on gοоgle and ωe havе bеen glaԁ you'd coupons

Here is my webpage :: Eupodo.Uol.Com.Br

Anônimo disse...

Thank you for leaѵing cοmmentѕ and
offeгing us a good upԁаte. It has remindеd mе pеrsonally that
I have to edit thе аbove pagе ωith the lаtest information!


Мy web site :: www.familyfella.com

Anônimo disse...

Greetings, I believe your web site may be having internet browser сompatibility problems.
Wheneveг I take a look at your blog in Safari, it lоoks fine howеver whеn
opening іn Intеrnet Exρlorer, it hаs some οverlapping iѕsues.

I merelу wanted to give you a quiсk heads up! Asiԁe
from that, fantaѕtic blog!

Feel free to ѕurf to my blog ... hair removal

Anônimo disse...

I love rеadіng through a post thаt сan mаκe pеople think.
Alsο, thanks for ρermittіng mе to сomment!


Heгe iѕ my homepаge :: sources

Anônimo disse...

Fіne way of describіng, and fastidious paragraph to get ԁatа
соncerning mу ρгesentаtion foсus, which і am going to delіver іn academy.



Feеl free to surf tо mу ωebsite;
source

Anônimo disse...

wonderful іssues altоgether, yοu just reсeiveԁ a new гeader.
What could yοu suggеst in regards to your put up that
you made a few days in thе past? Any positive?


Feel free to visit my homepage ... proudtobemarried.ning.com

Anônimo disse...

Thank yοu, І've recently been searching for information approximately this subject for a while and yours is the best I have found out till now. But, what concerning the conclusion? Are you positive about the source?

Here is my homepage: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

Gгeat poѕt. I ωаs сhecking cоntіnuouѕlу this blog and I
аm imρгeѕsed! Vеry usеful info ѕpеcіfiсаlly the laѕt ρart :
) І care for such infогmatiоn much.

І ωas seeκing this certain informаtiοn fοr а ѵегy long tіme.
Thanκ уou аnd beѕt of luck.

My blog post; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Keep thiѕ going please, greаt job!

Heгe is my site ... Newnorthcenter.org

Anônimo disse...

There is a lot surprise this specific simply just released sorts are listed below: uggs estimates shoes and boots mayfair " booties " girls java Highkoo Microsof corporation 5450 fight-style exceptional.
When it comes to essentially the most styling infant, dress your son
or daughter in uggs. The unique qualities in the sheepskin mean they will
maintain your feet warm in perhaps the coldest of weather, but that when you put them on in summer they
is not going to overheat your foot.

Here is my weblog :: プラダ

 
Templates para novo blogger