histórias em quadrinhos, cinema, games, reviews, mangás, mangá, hq, revista, webcomics

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


Quando me disseram que o tema dessa semana do CQQ seria quadrinhos antigos logo eu pensei nos gibis da Turma da Mônica que eu lia quando era criança. Mas aí achei que não era tão antigo assim e pensei em escrever sobre Crise nas Infinitas Terras, da DC. Mas de última hora, graças a um post do Manicômio, decidi escrever sobre Calvin e Haroldo.
calvin e haroldo tirinhas
Na verdade não vou escrever nada novo sobre ele, vou deixar a Wikipedia falar por min. Afinal, o que eu posso dizer sobre estes dois personagens, o garoto e seu amigo imaginário, seu Tigre de pelúcia, e seu criador, Bill Waterson? Apenas que as tirinhas deixaram saudades em muitas crianças e adultos quando deixou de ser produzida em 1995. Me lembro até hoje das edições de domingo do Globinho, que vinham com Calvin e Haroldo, Hagar o Horrível, Os legionários, Urbano o aposentado entre outros, tudo isso colorido! Ah era muito bom! Me lembro que Calvin e Haroldo foi substituído por Zoe e Zezé, que não é tão ruim assim, mas teve a ingrata missão de substituir uma das melhores tirinhas já feitas na história.

***

Calvin and Hobbes (Calvin & Hobbes em Portugal, Calvin e Haroldo no Brasil) é uma série de História em Quadrinhos criada, escrita e ilustrada pelo autor norte americano Bill Watterson, e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA.

Calvin é um garoto de 6 anos cheio de personalidade que tem como companheiro Hobbes, um tigre que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem, e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.

Ao fim de dez anos de publicação, os fãs consideram Calvin & Hobbes uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem.

Watterson abandonou a criação que o tornou famoso em 1995, embora as tiras continuem em publicação em vários jornais, o brasileiro O Estado de S. Paulo.

A última tira original foi publicada a 31 de Dezembro de 1995.

calvin e haroldo tirinhas

A inspiração dos nomes de Calvin e Hobbes

O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.

Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "o homem é o lobo do homem", ou seja, cada homem é o predador de seu próximo.

De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber.

História

Calvin e Hobbes foram inicialmente concebidos quando Watterson, trabalhava em um emprego com anúncios que ele detestava, que começou a devotar seu tempo ao cartunismo, o seu verdadeiro amor. Ele explorou várias idéias de tiras, mas todas foram rejeitados pelos sindicatos aos quais ele havia enviado. Watterson, entretanto, recebeu uma resposta positiva a uma tira, a qual retratava um personagem carácteristico (o personagem principal é o irmão menor) que tivesse um tigre de pelucia. Dito que estes personagens eram os mais promissores, Watterson começou uma nova tira centrada neles. O sindicato de impressa (United Features Syndicate) que lhe havia dado este conselho rejeitou a tira nova, e Watterson sofrer mais algumas rejeções antes do United Features Syndicate decidir aceitar.

A primeira tira foi publicada 18 de novembro de 1985, e a série transformou-se rapidamente um fenomeno editorial. Em 1 de Abril de 1987, somente dezesseis meses depois que a tira ter tido inicio, Watterson e seu trabalho foram apresentados em um artigo, pelos Los Angeles Times. Com Calvin e Hobbes, Watterson ganhou duas vezes o Reuben Award da National Cartoonists Society, na categoria de excelencia em cartunismo do ano, primeirament

e em 1986 e outra em 1988, sedo candidato mais uma vez em 1992. A Sociedade concedeu-lhe o prêmio o Tiras Humor em 1988. Watterson realizou duas tentativas de postergar a parada de escrever novas tiras, maio de 1991 a fevereiro de 1992 e de abril até dezembro de 1994. Em 1995, Watterson emitiu uma carta através da Universal Press Syndicate, a todos os editores cujos os jornais publicavam sua

tira. Contedo o seguinte:

Eu irei parar Calvin e Hobbes no final do ano. Esta não era uma decisão recente ou uma decisão fácil, e eu deixo com certa tristeza. Meus interesses entretanto mudaram e eu acredito que eu fiz o que eu podia fazer dentro dos estreitos prazo diários de entrega e dos pequenos painéis. Eu estou ansioso para trabalhar em um ritmo mais refrexivo e com menos compromissos artísticos. Eu ainda não me decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate ira continuar.

Que tantos jornais desejaram publicar Calvin and Hobbes é uma honra que eu terei por muito tempo orgulho, e eu apreciei extremamente o apoio e complacência durante a última década. Desenhar esta historia em quadrinhos foi um privilégio e um prazer, e eu agradeço-o por me terem dando a oportunidade.

Bill Waterson

A 3.160ª e última tira foi impressa no domingo, 31 de dezembro de 1995.

calvin e haroldo Na última tira Calvin e Hobbes estam fora de casa, na neve, o que o deixa maravilhado e excitamento com a cena do inverno. O último painel mostra Calvin e Hobbes a zumbirem em cima de seu trenó, enquanto Calvin exclamara: “Vamos explorar!”

Merchandising

Ainda que obtenha recursos monetários de seus desenhos, Bill Watterson professa um sentimento anti-capitalista e anti-merchandising e proibiu expressamente a sua editora de vender os direitos para lançar no mercado uma panóplia de artigos baseados na BD. Por este motivo, Watterson passou vários anos em guerra aberta com a Universal Press e existem mesmo algumas tiras que fazem referência a esse conflito de forma muito pouco dissimulada.

No final, Watterson não permitiu o lançamento de qualquer merchandising exceto alguns artigos únicos de edição limitada como postais e posters originais que se tornaram item de colecionador. Apesar desta proibição, hoje em dia não é nada difícil encontrar camisas estampadas, porta-chaves ou adesivos para carros pirateados, com imagens de Calvin a dizer e a fazer coisas que nunca disse nem fez nos quadrinhos.

Na verdade, no começo da série, eu não era contra o merchandising, mas cada produto que pensei em criar parecia violar o espírito da tirinha, contradizendo a sua mensagem, e me afastando do trabalho que eu amava.
Bill Waterson

A proibição imposta por Bill Watterson ao merchandising da série significa também que nunca será criada uma série de desenhos animados, como aconteceu com Garfield e Snoopy.


calvin e haroldo na neve
***
Fontes
http://www.gocomics.com/calvinandhobbes/(site oficial)
Calvin e Haroldo na wikipedia
Conrad
calvin e haroldo tirinhas
***
carnaval dos quadrinhos
Este post faz parte da edição #8 do Carnaval dos Quadrinhos das Quartas, retratando Quadrinhos Antigos. A edição #8 está hospedada no Zine Acesso.

No Carnaval dos Quadrinhos das Quartas #8:
Zine Acesso relembrou Rom, o Cavaleiro do Espaço.
# A Toca do Calango dedurou O Agente Secreto X-9
# O Quadrideko escreveu sobre O Fantasma, O Espírito que Anda
# O Não Diga Nada aventurou-se com Brick Bradford
# O Blog do Hiroshi falou sobre a Sociedade da Justiça

Nenhum comentário:

MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

Bottom Ad [Post Page]