***
Calvin and Hobbes (Calvin & Hobbes em Portugal, Calvin e Haroldo no Brasil) é uma série de História em Quadrinhos criada, escrita e ilustrada pelo autor norte americano Bill Watterson, e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA.
Calvin é um garoto de 6 anos cheio de personalidade que tem como companheiro Hobbes, um tigre que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem, e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.
Ao fim de dez anos de publicação, os fãs consideram Calvin & Hobbes uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem.
Watterson abandonou a criação que o tornou famoso em 1995, embora as tiras continuem em publicação em vários jornais, o brasileiro O Estado de S. Paulo.
A inspiração dos nomes de Calvin e Hobbes
O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.
Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "o homem é o lobo do homem", ou seja, cada homem é o predador de seu próximo.
De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber.
História
Calvin e Hobbes foram inicialmente concebidos quando Watterson, trabalhava em um emprego com anúncios que ele detestava, que começou a devotar seu tempo ao cartunismo, o seu verdadeiro amor. Ele explorou várias idéias de tiras, mas todas foram rejeitados pelos sindicatos aos quais ele havia enviado. Watterson, entretanto, recebeu uma resposta positiva a uma tira, a qual retratava um personagem carácteristico (o personagem principal é o irmão menor) que tivesse um tigre de pelucia. Dito que estes personagens eram os mais promissores, Watterson começou uma nova tira centrada neles. O sindicato de impressa (United Features Syndicate) que lhe havia dado este conselho rejeitou a tira nova, e Watterson sofrer mais algumas rejeções antes do United Features Syndicate decidir aceitar.
A primeira tira foi publicada 18 de novembro de 1985, e a série transformou-se rapidamente um fenomeno editorial. Em 1 de Abril de 1987, somente dezesseis meses depois que a tira ter tido inicio, Watterson e seu trabalho foram apresentados em um artigo, pelos Los Angeles Times. Com Calvin e Hobbes, Watterson ganhou duas vezes o Reuben Award da National Cartoonists Society, na categoria de excelencia em cartunismo do ano, primeirament
tira. Contedo o seguinte:
A 3.160ª e última tira foi impressa no domingo, 31 de dezembro de 1995.
Merchandising
Ainda que obtenha recursos monetários de seus desenhos, Bill Watterson professa um sentimento anti-capitalista e anti-merchandising e proibiu expressamente a sua editora de vender os direitos para lançar no mercado uma panóplia de artigos baseados na BD. Por este motivo, Watterson passou vários anos em guerra aberta com a Universal Press e existem mesmo algumas tiras que fazem referência a esse conflito de forma muito pouco dissimulada.
No final, Watterson não permitiu o lançamento de qualquer merchandising exceto alguns artigos únicos de edição limitada como postais e posters originais que se tornaram item de colecionador. Apesar desta proibição, hoje em dia não é nada difícil encontrar camisas estampadas, porta-chaves ou adesivos para carros pirateados, com imagens de Calvin a dizer e a fazer coisas que nunca disse nem fez nos quadrinhos.
A proibição imposta por Bill Watterson ao merchandising da série significa também que nunca será criada uma série de desenhos animados, como aconteceu com Garfield e Snoopy.
***
Fontes
http://www.gocomics.com/calvinandhobbes/(site oficial)
Calvin e Haroldo na wikipedia
Conrad
***
Este post faz parte da edição #8 do Carnaval dos Quadrinhos das Quartas, retratando Quadrinhos Antigos. A edição #8 está hospedada no Zine Acesso.
No Carnaval dos Quadrinhos das Quartas #8:
Zine Acesso relembrou Rom, o Cavaleiro do Espaço.
# A Toca do Calango dedurou O Agente Secreto X-9
# O Quadrideko escreveu sobre O Fantasma, O Espírito que Anda
# O Não Diga Nada aventurou-se com Brick Bradford
# O Blog do Hiroshi falou sobre a Sociedade da Justiça
Nenhum comentário:
Postar um comentário