histórias em quadrinhos, cinema, games, reviews, mangás, mangá, hq, revista, webcomics

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

speed racer poster
Não esperava muito desse filme do Speed Racer. Nunca gostei muito do desenho do Speed, talvez por se tratar de um desenho de aventura dos anos 60. Mas o fato é que eu entrei esperando por um filme meia-boca e sai da sala de cinema com a certeza de que assisti ao melhor filme de 2008 até aqui! Vamos ao review!

Go Speed, go!

speed racer

Speed Racer, dirigido pelos irmãos Wachowski (os mesmos da trilogia Matrix), é uma aula de como fazer cinema de entretenimento com qualidade. O filme prende sua atenção do início ao fim e algumas das sequências das corridas são de tirar o fôlego -mesmo-!

A história do filme é a mesma do desenho dos anos 60. Speed Racer é filho de Pops, um homem que ama corrida de carros e constrói seu próprios modelos, conhecidos como Mach 5. Rex, irmão de Speed, um dia pega o Mach 5 escondido do pai e participa de uma corrida. Após ultrapassar brilhantemente todos os pilotos e fazer uma corrida história, Rex se acidenta na última volta. Ao voltar pra casa briga com o pai e sai de casa. Rex continua correndo até que morre em uma das corridas.

Speed cresce fascinado com automobilismo e pelo irmão e acaba se tornando piloto também, porém com a aprovação do pai. Speed logo se torna sensação nas corridas e passa a ser assediado por uma grande empresa do setor, a Royalton Industries, para que corra para eles. Speed se nega a trabalhar com eles e passa a ser perseguido dentro e fora das pistas pelos pilotos da Royalton Industries.

racer x

O filme tem uma estética ímpar. Os cenários são todos construídos em computador para que tenha uma estética parecida com a de desenhos animados. A primeira vista pode parecer ruim, mas é impressionante como ao longo do filme essa estética funciona muito bem, sem nunca causar um grande constraste com os atores de carne e osso.

As cenas de ação, tanto com os carros quanto as que são somente com os atores estão impecáveis! A elaboração e o desenvolvimente das cenas foram ótimos, criando situações de tirar o fôlego do espectador, sem se tornar um show confuso de efeitos especiais onde não consegue se entender direito o que está acontecendo.

Os atores, sem exceção, estão ótimos em seus papéis. Emile Hirsch ( de Um show de Vizinha) conseguiu dar um ar ingênuo e determinado a Speed Racer. Mas quem rouba cena mesmo é o ator Paulie Litt, o garoto que interpreta o irmãozinho de Speed, o gorducho. Paulie e seu macaco, Zequinha, roubam a cena em diversos momentos, arrancando gargalhadas do público com suas aparições quase sempre inesperadas porém muito oportunas!

speed racer x

Cuidado, spoilers ocasionais!

A trama do filme tem um grande mérito. Ela consegue mesclar um tema pesado, que é a ganância humana por dinheiro e a transformação de tudo em uma maneira de ganhar mais dinheiro, no caso do filme a paixão das pessoas por corridas de carro. No entanto esse mote serve para se contar uma bonita e emocionante história de determinação e amor familiar, sem ser dramático, utópico ou moralizante demais.
Na cenas finais, quando Speed vai disputar o Gran Prix (a última corrida do filme) o espectador já está tomado pela catarse e pela vontade de torcer por Speed, catarse essa que chega ao seu ponto máximo na última sequência de ultrapassagens, onde Speed, contrariando a deus, a física, a tudo e a todos consegue superar todos os seus adversários de forma ESPETACULAR, e com a ajuda da trilha sonora e dos efeitos especias consegue criar UMA DAS CENAS MAIS EMOCIONANTES DE HISTÓRIA DO CINEMA! Simplesmente de tirar o fôlego!

Não se espante se no final do filme alguém começar a gritar "Vai Speed!" ou mesmo chorar de alegria junto com ele e sua família. Speed e o público merecem essa vitória!

E é claro que a nota do fime é 10! Os irmãos Wachowski, que são os diretores e roteiristas do filme estão de parabéns!

speed racer family



Ficha técnica

Emile Hirsch (Speed Racer)
Christina Ricci (Trixie)
John Goodman (Pops Racer)
Susan Sarandon (Mon Racer)
Matthew Fox (Corredor X)
Roger Allam (E.P. Royalton)
Paulie Litt (Gorducho)
Benno Fürmann (Inspetor Detetor)
Hiroyuki Sanada (Sr. Musha)
Taejo Togokahn (Rain)
Richard Roundtree (Ben Burns)
Kick Gurry (Sparky)

Diretores - Andy e Larry Wachowsky
Roteiristas - Andy & Larry Wachowsky
Baseado na série clássica de TV de Tatsuo Yoshida

trixie speed racer

4 comentários:

Quadrideko disse...

Fala Parceiro

Deixei um selo pra você lá no Quadrideko. Passa lá !

Anônimo disse...

Parceiro, nunca engoli a história que o Collor sofrera um impeachment por causa de um "Fiat Elba". Esse episódio que foi o responsável pela queda do Collor, é quase nada comparado ao mar de lama do governo Lula. Não tem compração.

E por que a Globo não fez uma campanha para derrubar o presidente Lula? Sabe por quê? Lula não é louco de mexer com a Globo. Faz o que ela pede. Empresta dinheiro do BNDES para quitar suas dívidas, e assim tem todo o império televisivo aos seus pés. É um conchavo entre Lula e rede Globo.

Collor queria construir uma rede de televisão nacional, e essa rede iria desbancar a toda poderosa rede Globo. Não há fonte para esse post, são apenas fragmentos restantes da minha memória.

Lembro muito bem quando a rede OM surgiu, muitos profissionais e até artistas estavam indo para lá, como o episódio do Galvão Bueno. A rede OM era um pedra no caminho da rede Globo e o grande mentor e articulador do crescimento dessa rede era o ex-presidente Fernando Collor.

Para isso a rede Globo inventou essa historinha pra boi dormir dos "caras-pintadas" e manipulou a opinião pública para que o Collor fosse derrubado, mas por trás disso tudo ela estava interferindo no crescimento daquela que viria ser a maior rede de televisão do país a rede OM. Isso sim, ninguém tem a coragem de dizer.

LockeZeRo disse...

Muito bom o review Rodrigo!

Ainda não vi este filme mas com certeza vou ver =)

flws!

Anônimo disse...

Olá parceiro, este é o meu mais novo projeto "O Blog dos Mortos". Blog dedicado apenas e exclusivamente ao tema "Zumbis" ou "Mortos Vivos". Sempre fui aficcionado por esse tema e resolvi criar esse blog com todas as novidades, filmes, histórias em quadrinhos, notícias, jogos, tudo sobre esse assunto que faz a cabeça de muita gente. Um abraço.

MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

Bottom Ad [Post Page]