histórias em quadrinhos, cinema, games, reviews, mangás, mangá, hq, revista, webcomics

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


zatannaO tema do carnaval dos quadrinhos das quartas dessa semana é heroínas. Primeiramente pensei em escrever sobre a Jakita, de Planetary. Porém, por melhor conhecimento, preferi falar sobre Zatanna, personagem mística do universo DC.

Zatanna tem poderes mágicos que herdou de seus pais, ambos mágicos. Além de seus pais, Zatanna tem em sua família nomes como Nostradamus, o alquimista Nicola Flamel e Leonardo da Vinci, que, pasmém, no universo DC é um mago! Já deu pra sacar que a moça tem um talento nato que vem de sangue!

Zatanna é capaz de conjurar feitiços, pra isso tendo apenas que pronunciá-los em voz alta, de trás pra frente. Assim sendo, podemos dizer que a "varinha mágica" de Zatanna é a sua voz. Os limites do poder de Zatanna nunca foram claramente demarcados. Ela já foi considerada o membro mais forte de Liga da Justiça. Com seus poderes ela pode curar ferimentos, comandar elementais, fazer transmutações, manipular mentes, usar rajadas de energia, e por aí vai.

Além de membro da Liga da Justiça, Zatanna ganha a vida fazendo grandes shows de mágica... Bem pensando, não? Mas o principal motivo de tê-la escolhido pra esse CQQ foi sua participação na mini-série da DC, Crise de identidade.

CRISE DE IDENTIDADE
preto e branco zatanna

Em Crise de Identidade (Meltzer/Morales - 2004), Sue Dibny, esposa do Homem-Elástico (Ralph Dibny) é misteriosamento assassinada. Durante a comoção com a morte e as investigações, um grupo de heróis da liga se reúne para discutir algo que eles fizeram no passado. Durante uma missão, a torre da liga fica sozinha. Entediada com a TV, Sue resolve ir para a torre da liga para olhar para as estrelas. Só que o Doutor Luz, atrás de uma arma sua, consegue invadir a torre e encontra Sue sozinha. Se aproveitando da situação, Luz estupra Sue... Barry Allen, o Flash da época, foi o primeiro a voltar a torre e viu o que tinha acontecido. Hal Jordan, Canário Negro, Gavião Negro, Zatanna, Arqueiro Verde, Ralph e Eléktron voltaram logo em seguida

Tomados por ódio, todos eles atacam Luz, e com dificuldade conseguem dominá-lo. Mas prende-lô era o menos dos problemas. Devido aos seus poderes Luz pode gerar imagens de suas memórias. Além disso, ele é um psicopata. Ele planejava, depois que saíssem da cadeia (e é lógico, ele fugiria cedo ou tarde) ir atrás de cada ente querido dos membros da liga, não sem antes mostrar para seus colegas de cela o que fez com Sue Dibny...

Os heróis piraram. As pessoas que eles amam estavam em perigo. Só havia duas saídas: Matar Doutor Luz ou fazê-lo esquecer tudo que descobriu aquela noite. E é aí que entra Zatanna. Ela usa uma magia para Lobotomizar o Dr. Luz. Não só fazê-lo esquecer, porque havia o risco dele lembrar mais cedo ou mais tarde, era necessário mudar um pouco sua personalidade. Zatanna fez isso, e o deixou, digamos, "idiotizado", e Dr. Luz virou um vilão poderoso, porém de segundo escalão, devido a sua nova personalidade.

Claro que isso não foi um consenso. Dos que estavam lá, Ollie, Dinah e Hal Jordan foram contra. Mas como era necessário tomar uma decisão rápida, foi feita uma votação. Gavião Negro, Eléktron, Barry e Zatanna votaram pela lobotomização. Mas - sim, ainda ver mais merda!- eis que após o processo, surge THE BATMAM! Sim, é aí que a vaca vai pro brejo! Mas não vou falar mais sobre Crise de Identidade, já deu pra sacar que é uma mini-série boa demais e que merece ser lida!

Resumindo, a participação de Zatanna foi essencial numa das melhores sagas já contadas na história das histórias em quadrinhos (uia!). Pelos seus poderes e por seu papel, não diria de destaque, mas importantíssimo nessa saga que é a minha favorita nas HQ´s, que eu escolhi Zatanna pra esse CQQ.

zatanna cosplay

Fontes: Wikipedia em inglês e em português



Leia também: CQQ #11 Besouro Azul Ted Kord

3 comentários:

Quadrideko disse...

Essas meias arrastão arrassam qualquer marmanjo !!!

Cleson Cruz disse...

Finalmente aguém q concorda comigo sobre Crise de Identidade... excelente mesmo!!! E Zatana é show!!

Unknown disse...

Haziel, na minha opinião crise de identidade é uma das melhores HQ´s de todos os tempos, e sem dúvida a melhor da DC nos últimos anos, ao lado de Lanterna Verde renascimento. E que venha Sinestro Corps!

MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

Bottom Ad [Post Page]