MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

CQQ 9# Contadores de Histórias: Bill Willingham

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008


bill willingham
Vou dizer a verdade: Não conheço muito sobre o escritor chamado Bill Willingham. "Ora, mas por que diabos você resolveu falar dele no carnaval dos quadrinhos das quartas"? Bom, primeiro porque eu tinha certeza que nomes como Alan Moore, Frank Miller e Neil Gaiman estariam em posts de outros colegas de CQQ. E segundo porque Bill Willingham merece ser lembrado aqui nessa edição do CQQ, com o tema contadores de histórias.

Li apenas duas obras de Bill, Fábulas: 1001 noites e Fábulas: O último Castelo (ambas publicadas no Brasil pela Pixel Media). Eu, um leitor de histórias em quadrinhos acostumado a ler Liga da Justiça, Batman, Arqueiro Verde, Homem Aranha entre outros, tive um choque ao ler Fábulas.

fábulas 1001 noites

Vou tentar passar uma breve idéia do que é Fábulas. Lembram dos contos de fadas, com criaturas mágicas e animais que agem como humanos? Pois bem elas existem em planos paralelos ao nosso. Branca de Neve, Lobo Mau, Chapéuzinho vermelho, Os três porquinhos, o príncipe encantado, etc e etc, todos eles existem. Todos viviam felizes ("... e viverem felizes para sempre", lembram?) até que suas terras foram atacadas pelo "O adversário" (sim é esse o nome dele).

fables

Imaginem os exércitos dos filmes do Senhor dos Anéis. É mais ou menos isso que são as tropas de O Adversário. Acredito que Bill Willingham tenha pego uma inspiração da obra de Tolkien. Enfim, O adversário arrasou todas as terras de Fábulas, e elas para sobreviverem tiveram que vir para a nossa dimensão, para a nossa realidade. Branca de Neve, Lobo Mau, João pé de feijão, entre outros, vivem entre nós, disfarçadamente é claro. Muito resumidamente, é essa a estória.

fábulas

Bill Willingham re-lê as estórias de contos de fadas ao seu modo, as interliga numa única história que tem como fio condutor a luta pela sobreviência em meio a guerra. As fábulas que viviam cada um no seu reino, agora se unem para sobreviver, seja lutando em suas terras ou vivendo no nosso mundo.

fábulas

A sensibilidade de Willingham é algo ímpar. Impossível não se comover com a cena do sapo que vira rei ver sua família sendo morta diante dos seus olhos, sem poder fazer nada, porque o susto que os invasores causaram a ele fizeram ele voltar a forma de sapo. Ou ainda Branca de Neve relembrando seu sofrido passado ao lado dos sete anões, que não são tão bonzinhos como na estória original. A releitura desses personagens os deixa muito interessantes e atraentes, você fica preso a narrativa do começo ao fim, e não vê a hora de sair logo o próximo número.

fábulas


Felizmente a Pixel vai voltar a publicar as estórias de Fábulas por aqui, ainda esse ano, em sua nova revista mensal. Ponha um pouco de lado Liga da Justiça, Homem Aranha e etc, e faça com que Fábulas esteja no topo de sua lista de prioridades em histórias em quadrinhos para esse ano. Você NÃO VAI se arrepender.

papai noel



Para entender um pouco mais sobre as Fábulas de Bill Willingham leia o resumo da Wikipédia, clicando aqui. Para saber mais sobre Bill Willingham e sua obra, clique aqui para acessar seu site oficial e aqui para acessar sua comunidade no orkut.

bill willingham

***

Este post faz parte da edição #9 do Carnaval dos Quadrinhos das Quartas publicada no Cibertron.

Os outros participantes dessa edição são:

Blog do Hiroshi - Alan Moore
O Busilis - Stan Lee
Quadrideko - Frank Miller
Toca do Calango - Warren Ellis
Não Diga Nada - Howard Chaykin
Zine Acesso - Neil Gaiman

0 comentários:

 
Templates para novo blogger