histórias em quadrinhos, cinema, games, reviews, mangás, mangá, hq, revista, webcomics

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


homem de ferro"I´m the iiirooooon man!"

Quando vi os primeiros teasers de Homem de Ferro pensei que o filme seria tão ruim quanto X-men 3 e Motoqueiro Fantasma. Apenas um filme com personagens da Marvel, com um roteiro medíocre, mas que arrecadaria cagalhões de dólares pelo mundo com a curiosidade dos fãs das HQ´s e dos espectadores de blockbusters. Mas ainda bem que eu estava errado, e como eu estava errado!

Não conheço muito a fundo o personagem, por isso desconheço suas origens. Mas posso dizer sem muito medo de errar que a adaptação do personagem pro cinema é uma das melhores já feitas, estando no mesmo patamar de Batman Begins e Sin City. Mas quais são os méritos do filme?

O primeiro, é claro, são os efeitos especiais sensacionais. O principal motivo de nunca ter sido feito um filme do HdF anteriormente era justamente a falta de tecnologia para reproduzir no cinema a armadura projetada por Tony Stark nos quadrinhos. So efeitos especias dão um show a parte, deixando as cenas de acão bastante críveis (ok, sempre tem um exagero, mas é um filme de super-herói né?).

homem de ferro


Outro ponto alto do filme é a trilha sonora. Além da mais-que-óbvia "Iron Man" do Black Sabbath, temos também logo na abertura "Back in Black" do AC/DC, que caiu como uma luva no filme. Por último e não menos importante, o roteiro do filme, que sinceramente me impressionou.

Ele me lembrou de um outro filme, O Senhor das Armas, que conta a história de um vendedor de armas que conhece de perto o horror que suas mercadorias causam ao redor do mundo, e é o que acontece aqui com Tony Stark. Stark é dono da maior empresa armamentista do mundo. Numa visita as tropas dos EUA (provavelmente no Afeganistão, dado que Stark é mantido refém dentro de montanhas) seu comboio é atacado por... por... inimigos! Um ponto interessante do filme é que ele não os classificam como terroristas, extremistas ou muçulmanos. Claro que da pra fazer uma associação, mas achei bem interessante do filme não rotulá-los.

tony stark

Stark é mantido refém para fabricar os mísseis que ele vendeu para o exército dos EUA para esses, vamos chamá-los de. guerrilheiros. Enquanto finge que constrói o míssel, Stark descobre que sua empresa vende armas para estas pessoas, as mesmas pessoas que mataram os soldados americanos que o estavam protegendo e que agora o mantinham refém. Com a ajuda de um outro refém, que salva a sua vida e o ajuda a construir a armadua para fugirem dali, Stark repensa toda a sua vida. Depois que foge do cativeiro Tony Stark tenta compensar seus atos e acaba criando a armadura que dará origem ao Homem de Ferro.

O grande mérito do filme é conseguir ser um filme de ação com ótimos efeitos especiais mas que também serve para refletir questão armamentista. Não da pra chegar a uma conclusão sobre o assunto, mas da pra gerar ótimas discussões a respeito da fabricação e venda de armas no mundo, a questão moral e humanitária que envolvem o tema. Dessa forma a Marvel conseguiu conciliar tanto o público mais voltado a blockbusters quando o público que gostam de um filme com mais profundidade. Nenhum outro filme da Marvel conseguiu chegar a esse patamar, nem mesmo X-men 2. Há também que se destacar a atuação de Robert Downey Jr. que encarnou perfeitamente o playboy milionário, genial e arrogante que é Tony Stark, bem como o homem novo que ele se torna ao fugir dos sequestradores e se apaixonar por "Peppers" (Gwyneth Paltrow), sua governanta e a pessoa mais próxima de família que ele tem.

homem de ferro


Resumindo, Homem de Ferro é uma adaptação praticamente perfeita das HQ´s, que deve agradar tantos os fãs mais radicais quanto aqueles que nunca leram uma HQ do personagem. Ah, e quando acabar o filme não saia do cinema pois há uma cena extra no final dos créditos com diretor de uma tal agência S.H.I.E.L.D...
homem de ferroHomem de Ferro (Iron Man)

Elenco:Robert Downey Jr. (Tony Stark / Homem de Ferro)
Terrence Howard (Tenente-coronel James "Jim" Rhodes)
Jeff Bridges (Obadiah Stane / Samurai de Ferro)
Leslie Bibb (Christine Everhart)
Shaun Toub (Yinsen)
Faran Tahir (Raza)
Sayed Badreya (Abu Bakaar)
Bill Smitrovich (General Gabriel)
Clark Gregg (Agente Phil Coulson)
Tim Guinee (Major Allen)
Gwyneth Paltrow (Virginia "Pepper" Potts)
Kevin Foster (Jimmy)
Garett Noel (Pratt)
Eileen Weisinger (Ramirez)
Ahmed Ahmed (Ahmed)
Gerard Sanders (Howard Stark)
Jon Favreau (Hogan)
Thomas Craig Plumer (Coronel Craig)
Stan Lee


Diretor: Jon Favreau

Roteiro: Art Marcum, Matt Holloway, Mark Fergus e Hawk Otsby, baseado em personagens criados por Stan Lee, Don Heck, Jack Kirby e Larry Lieber

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

Bottom Ad [Post Page]