histórias em quadrinhos, cinema, games, reviews, mangás, mangá, hq, revista, webcomics

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Batman/Planetary
Lembra quando eu disse que a Pixel lançaria nesse fim de ano o cross-over Batman/Planetary? Não??? Então leia aqui.
Ela foi lançada em novembro, com o preço de 11,90 e 50 páginas... um pouco caro pra quantidade de páginas não? Talvez. Mas a qualidade gráfica da revista e o formato dela (20x29, o mesmo de revista como Veja, Istoé, Carta Capital, a você já entendeu né?) acabam justificando o preço.
Pouco conheço sobre Planetary, li apenas uma estória deles até hoje. Eu sei que a HQ tem muitos fãs e é uma das melhores série do selo Wildstorm (DC Comics) e uma das HQ´s que compoem o mix da Pixel Magazine. Planetary é fruto do escritor Warren Ellis e do desenhista John Cassaday. Por acaso os dois, mais o colorista (existe essa palavra?) David Baron, são os responsáveis por Batman/Planetary. Pra quem quiser saber mais sobre Planetary, aí vai a palavra de deus, digo, da Wikipédia.
Não sei quem é fã de Planetary achou essa HQ boa. Eu como fã do morcego gostei muito. A estória é simples. O pessoal do Planetary está atrás de um assassino que está causando mortes no beco do crime em Gotham City. Só que é a Gotham City do universo de Planetary (pra quem não sabe o universo DC é dividido em várias terras paralelas... leia crise nas infinitas terras pra entender) e Batman não existe. Só que graças a distorções temporais provocadas pelo assassino, alguns pequeno trechos de Gotham se misturam com partes do Gotham de outras dimensões, e aí... e aí aparece o Batman!
A grande sacada dessa HQ (pelo menos pros fãs do Bátema) é que a cada mudança tempo/espacial provocada pelo "vilão" os personagens de Planetary permanecem inalterados, mas o Batman... ele vai mudando de versões! Ele primeiro aparece na versão em que ele é mais conhecida nas HQ´s (creditada a Alex Ross) mas a cada mudança ele aparece em outra versão. Aparece como o Batman do seriado dos anos 60, como o Batman "Clint Eastowood" maníaco de Frank Miller de "O Cavaleiro das Trevas", aparece em sua versão original de 1939 feita pelo seu criador Bob Kane, aparece numa versão nova criada por Cassaday e Ellis, entre outras.
O roteiro da estória é bem mediano, servindo de pretexto para a crossover entre Planetary e Batman, mas pode acreditar, é muito bom de se ler essa HQ. Somando isso a excelente arte de John Cassaday e ao formato diferente da revista, que destaca bastante as ótimas ilustrações e você tem um material de primeira qualidade na mão. O único defeito mesmo é ser tão curta, apenas 50 páginas.
Um outro ponto positivo que eu achei foi o fato do Warren Ellis não ter ficado só babando o ovo do Batman o tempo todo. Tem hora que Jakita e Elijah Snow zoam e dão um esporro no Batman (se não me engano foi no Batman maníaco do Frank Miller, hehe) por causa dos seus métodos e por se achar a lei no pedaço, sem dar ouvidos a eles, que insistem em lembrá-lo que o assassino não é da dimensão do Batman e que portanto são eles (o pessoal do Planetary) quem deve decidir o que fazer com ele. Muito bom pra variar um pouco daquela imagem de Batman-fodão-que-resolve-tudo-sozinho-da-maneira-mais
-perfeita-e-indiscutível.
Pra quem é fão do Planetary eu não sei, mas pra quem é fão do Bátema a leitura é quase obrigatória!

Batman/Planetary - Noite na terra (EUA 2003 - Brasil 2007)
John Cassaday - Roteiro
Warren Ellis - Arte
David Baron - Cores

Nota 9,5

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã do Bate-Mão. Espera um instantinho que eu vou correndo ali na banca de revistas e já volto pra comentar, ok?

Anônimo disse...

Não li. Nunca li Planetary e curto Bat pra caramba... Mas deve ser show a revista...

MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

Bottom Ad [Post Page]