MUDAMOS!!!!!

Visite também o meu novo blog, ainda mais divertido e interessante! Acesse o Estante Nerd!

**

Depois de um ano e meio tendo o Blogspot como casa chegou a hora do Reviews Quadrinhos crescer!!! O Reviews agora está se mudando pros domínios da Rede Gehspace. Agora a nova url do blog é http://gehspace.com/reviewsquadrinhos. Peço a leitores, amigos e perceiros que atualizem sua lista de favoritos.

O Alienista em histórias em quadrinhos

terça-feira, 25 de setembro de 2007



Fonte: G1

"A editora Agir entra no mercado de quadrinhos com a boa proposta de adaptar clássicos da literatura nacional aos quadrinhos. O primeiro álbum traz o conto O alienista, de Machado de Assis, adaptado pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, indicados ao prêmio Eisner deste ano por outra obra, “De: tales”, publicada nos Estados Unidos.

Para quem faltou às aulas do cursinho pré-vestibular, o conto é protagonizado pelo médico Simão Bacamarte, que, de volta à cidade de Itaguaí, decide colocar os loucos na Casa Verde, onde pretende estudar e catalogar os vários tipos de loucura. À medida que quase todos os habitantes vão parar na casa, uma revolta eclode, comandada pelo barbeiro Porfírio. A partir deste enredo, Machado de Assis, antes mesmo de Freud, faz uma análise da loucura e da mente humana.

Fábio e Gabriel optaram por manter grande fidelidade ao texto original em sua adaptação, mas não deixaram de fazer algumas alterações. “O texto é moderno, só transformamos em uma história em quadrinhos. Algumas partes narrativas transformamos em diálogos e também demos um tamanho maior ao Porfírio”, conta Gabriel Bá.

“O desenho ficou a cargo do Fábio. A gente não queria fazer só em preto e branco. O tom amarelado também ia ser pouco, por isso tem espirradas de laranja para dar um clima.”

A idéia da editora Agir é publicar várias adaptações de autores diferentes, mas por enquanto O alienista é o primeiro e único lançamento".



Achei muito boa essa idéia. Da uma cara nova aos clássicos da literatura brasileira, uma nova abordagem. A diferença de "clima" que uma história em quadrinhos tem em relação a um livro é grande, e isso deve agradar e desagradar a muitos. Concerteza deveria ser utilizado em colégios para estimular a leitura. Como boa parte dos alunos não lêem os livros recomendados, quem sabe não se interessem pelos quadrinhos? Ótima iniciativa da Editora Agir.

3 comentários:

Petrópolis disse...

Pow esse tema de quadrinhos é apaixonante..Mto foda ! Virei sempre aqui !

Simone disse...

Gente! Agora tem um "blogão animal" para os links de vocês! rs Ainda não tem post, pois estou construindo... Me adicionem! http://blogao-animal.blogspot.com/
O título é "Tudo sobre cães."

SilkSatin a.k.a Wicker Woman disse...

teu blog é muito bom... e eu vou ter que flertar com alguém big time, ou vender minha alma, pra conseguir que me enviem uma cópia dessa HQ aqui pros tazunidus...

 
Templates para novo blogger